Os artigos propostos pelas Empresas terão de se enquadrar num dos seguintes temas:
a) Benefícios do negócio: apresentar uma situação de negócio original;
b) Aspetos Técnicos: que permitam o entendimento de como funciona um conceito ou uma tecnologia;
c) Natureza Híbrida: que combine, os benefícios do negócio com os detalhes técnicos.
Artigo submetido deverá apresentar a seguinte orientação: Introdução (10%), Desenvolvimento "problema, resolução técnica, experiências e resultados" (80%), Conclusões (10%).
Deve ser usado o Modelo de Artigo white paper.
1) O artigo deve abordar um tema recente e deve ser original.
2) A Empresa deu permissão para reproduzir o artigo (em todos os meios, incluindo impressão e formato eletrónico), materiais (como, por exemplo, imagens) e reconhece no artigo a fonte desse material;
3) O artigo respeita a legislação nacional e internacional sobre direitos de autor e não contém material de natureza obscena, difamatória ou ilegal e que, tanto quanto é do conhecimento dos autores, possa constituir uma violação dos direitos de terceiros;
4) A Empresa compromete-se a indemnizar as entidades organizadoras, ISEC Lisboa e IPT, assim como terceiros envolvidos, em casos de reclamações e ações (incluindo custos legais e despesas) envolvendo o seu artigo;
5) No caso do artigo proposto pela Empresa ter vários autores, a pessoa responsável pela submissão atesta ter informado e obtido a concordância de todos os coautores e da Empresa, por escrito, sobre as condições aqui constantes;
6) Os autores e a Empresa autorizam a publicação dos artigos que forem aceites, sob todas as formas que a organização entender (eletrónicas, impressas, on-line), conquanto se reconheça a autoria dos mesmos, abdicando de quaisquer comissões ou royalties sobre os mesmos, independentemente do volume de distribuição ou dos locais em que esta venha a ser feita.
Cada um dos artigos submetidos a apreciação é reenviado a dois membros da Comissão Organizadora da CIDAG, que os classificarão segundo uma grelha de avaliação pré-determinada.
Os resultados da avaliação da Comissão Organizadora serão colocados no site da CIDAG para que todos os autores/Empresas os possam consultar.
Os artigos aceites para apresentação na CIDAG serão alvo de uma publicação no Livro de Resumos. O Livro de Resumos será oferecido a todos os participantes inscritos na CIDAG.
Posteriormente, o Livro de Resumos será oferecido às principais Bibliotecas Universitárias de Portugal, Espanha e a Centros de Investigação Nacionais e Internacionais na Área do Design e das Artes Gráficas.
O Livro de Resumos será disponibilizado em pdf no site da Conferência à semelhança do que se observa nas edições que já decorreram.
Os autores podem submeter os artigos à CIDAG em Português, Inglês, ou Castelhano, como lhes aprouver. A comunicação oral dos artigos aceites também poderá ser feita numa das três línguas oficiais do evento: Português, Inglês, ou Castelhano. Sugere-se apresentação oral em qualquer uma das línguas oficiais, mas acompanhada por apresentação visual em inglês ou bilingue.
Os artigos aceites para Comunicação Oral só podem ser apresentados por um dos seus autores/Empresa. Não serão autorizadas apresentações por terceiros não-autores/ou por pessoas externas à Empresa.
Cada Empresa poderá apresentar até três comunicações.
As Comunicações Orais têm tempo de apresentação de 10 minutos (e mais 5 minutos para resposta a questões).
Os ficheiros visuais que se usarão nas comunicações orais têm de ser enviados para a organização respeitando estritamente as datas mencionadas (ou seja, até 10 dias antes do início da CIDAG). Devem ser ficheiros pdf ou power-point.
Não será permitido aos autores usarem o seu próprio computador nas apresentações nem trazer o ficheiro no próprio dia da apresentação.