Artigos de Empresas (WhitePapers)

A submissão dos Artigos CIDAG 2018 é feita segundo as regras da Plataforma online da CIDAG [ clique aqui + ]

CONTEÚDO DOS WHITEPAPER:

Os artigos propostos pelas Empresas terão de se enquadrar num dos seguintes temas:

a) Benefícios do negócio: apresentar uma situação de negócio original;

b) Aspetos Técnicos: que permitam o entendimento de como funciona um conceito ou uma tecnologia;

c) Natureza Híbrida: que combine, os benefícios do negócio com os detalhes técnicos.

Artigo submetido deverá apresentar a seguinte orientação: Introdução (10%), Desenvolvimento "problema, resolução técnica, experiências e resultados" (80%), Conclusões (10%).

Deve ser usado o Modelo de Artigo white paper.



DIREITOS DE AUTOR DOS WHITEPAPER:

1) O artigo deve abordar um tema recente e deve ser original.

2) A Empresa deu permissão para reproduzir o artigo (em todos os meios, incluindo impressão e formato eletrónico), materiais (como, por exemplo, imagens) e reconhece no artigo a fonte desse material;

3) O artigo respeita a legislação nacional e internacional sobre direitos de autor e não contém material de natureza obscena, difamatória ou ilegal e que, tanto quanto é do conhecimento dos autores, possa constituir uma violação dos direitos de terceiros;

4) A Empresa compromete-se a indemnizar as entidades organizadoras, ISEC Lisboa e IPT, assim como terceiros envolvidos, em casos de reclamações e ações (incluindo custos legais e despesas) envolvendo o seu artigo;

5) No caso do artigo proposto pela Empresa ter vários autores, a pessoa responsável pela submissão atesta ter informado e obtido a concordância de todos os coautores e da Empresa, por escrito, sobre as condições aqui constantes;

6) Os autores e a Empresa autorizam a publicação dos artigos que forem aceites, sob todas as formas que a organização entender (eletrónicas, impressas, on-line), conquanto se reconheça a autoria dos mesmos, abdicando de quaisquer comissões ou royalties sobre os mesmos, independentemente do volume de distribuição ou dos locais em que esta venha a ser feita.



REVISÃO DOS WHITEPAPER:

Cada um dos artigos submetidos a apreciação é reenviado a dois membros da Comissão Organizadora da CIDAG, que os classificarão segundo uma grelha de avaliação pré-determinada.

Os resultados da avaliação da Comissão Organizadora serão colocados no site da CIDAG para que todos os autores/Empresas os possam consultar.



PUBLICAÇÃO / DIVULGAÇÃO DOS WHITEPAPER:

Os artigos aceites para apresentação na CIDAG serão alvo de uma publicação no Livro de Resumos. O Livro de Resumos será oferecido a todos os participantes inscritos na CIDAG.

Posteriormente, o Livro de Resumos será oferecido às principais Bibliotecas Universitárias de Portugal, Espanha e a Centros de Investigação Nacionais e Internacionais na Área do Design e das Artes Gráficas.

O Livro de Resumos será disponibilizado em pdf no site da Conferência à semelhança do que se observa nas edições que já decorreram.



LÍNGUA DE SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO:

Os autores podem submeter os artigos à CIDAG em Português, Inglês, ou Castelhano, como lhes aprouver. A comunicação oral dos artigos aceites também poderá ser feita numa das três línguas oficiais do evento: Português, Inglês, ou Castelhano. Sugere-se apresentação oral em qualquer uma das línguas oficiais, mas acompanhada por apresentação visual em inglês ou bilingue.



REGRAS PARA COMUNICAÇÕES DOS WHITEPAPER:

Os artigos aceites para Comunicação Oral só podem ser apresentados por um dos seus autores/Empresa. Não serão autorizadas apresentações por terceiros não-autores/ou por pessoas externas à Empresa.

Cada Empresa poderá apresentar até três comunicações.

As Comunicações Orais têm tempo de apresentação de 10 minutos (e mais 5 minutos para resposta a questões).

Os ficheiros visuais que se usarão nas comunicações orais têm de ser enviados para a organização respeitando estritamente as datas mencionadas (ou seja, até 10 dias antes do início da CIDAG). Devem ser ficheiros pdf ou power-point.

Não será permitido aos autores usarem o seu próprio computador nas apresentações nem trazer o ficheiro no próprio dia da apresentação.